A criatividade e a cultura são dois gêneros sobrepostos que afetam o cotidiano de um estudante da EIVV e, como tal, a escola é pró-ativa no sentido de formar estudantes culturalmente conscientes.

Isso inclui expôr os alunos à história, cultura e às tradições portuguesas como parte do currículo de uma escola Primária bilíngue, e um reconhecimento e compreensão das diferenças culturais até se formarem em qualquer um dos níveis da EIVV.

É com o empenho de alunos, funcionários e da comunidade que a EIVV tem adotado em pleno uma cultura que tolera diferenças internacionais, exala uma confiança discreto e, mais importante, ainda incentiva os seus detentores do conhecimento, a partilhar, não importa o quanto, as suas experiências com os cidadãos menos afortunados do mundo.

Durante a permanência do aluno na EIVV, ele é incentivado a desenvolver uma apreciação dos Clássicos – música clássica, arte, linguagem e estética. Um teatro completamente equipado com o equipamento e aparelhos de iluminação mais modernos perfaz o cenário ideal para a representação das artes cênicas e música.

Através da combinação de excursões culturais, de inclusão do currículo e com o privilégio de ter um corpo diverso de estudantes multinacionais e professores a EIVV não é somente uma escola verdadeiramente internacional, mas também uma escola que é familiar e abrangente das tradições locais e valores que são encontrados em abundância em Portugal.

No 2º e 3º ciclos e na escola secundária, espera-se que os estudantes se comprometam a participar de forma activa nas actividades de voluntariado e de caridade. Projectos e colaborações vão desde visitas de Natal ao orfanato local até ao envolvimento das crianças da escola primária em torneios desportivos.