A Escola Internacional Vale Verde oferece um currículo amplo e equilibrado baseado no Curriculum Inglês (Britânico) para Key Stage 3, levando à qualificação internacionalmente reconhecida de IGCSE (Certificado geral Internacional do Ensino Secundário) e o ICE (Certificado Internacional de Educação), administrados pelos Exames Internacionais da Universidade de Cambridge..

Os alunos dos anos 7 e 8 seguem um currículo comum de Inglês, Matemática, Ciência Geral, Francês, Português, Geografia, História, Tecnologia de Computação e Informática, Tecnologia de Alimentos, Música, Teatro, Arte e Design, PSHE e Educação Física. No 9 º ano as Ciências Individuais – Biologia, Física e Química – são introduzidas, bem como a disciplína Estudos Empresariais, que também é acrescentado ao horário.

Todos os alunos dos anoa 10 e 11 estudam para a obtenção do Certificado Internacional Geral de Educação Secundária (IGCSE), que tem reconhecimento mundial.

Todos os alunos no curso IGCSE terão os seguintes temas-chave como exames:

Inglês Língua Primeira ou Língua Estrangeira
Matemática
Biologia
Física

Química
História

Geografia
Português Língua Estrangeira ou Língua Primeira

Além disso, pelo menos uma das seguintes disciplínas:

I.C.T. (Tecnologia de Informática e Informação)
Estudos Empresariais
Arte e Design

Outras temas de exame opcionais são:

Literatura Inglesa
Língua Estrangeira Francesa

Educação Física é uma disciplína obrigatória e calendarizada, não sujeita a exames e para todos os alunos.

Nos anos 10 e 11, é introduzido um sistema de opções , permitindo aos alunos “jogarem com seus pontos fortes”, assegurando que esses pontos fortes são conjugados com as disciplinas principais.. Os alunos estudam uma seleção de temas ao longo destes dois anos e, normalmente, fazem entre sete e nove exames individuais.

A escola vai do ano 7 até ao ano 11 (idades entre 11 e 16). Há um máximo de até dezoito alunos por turma. Este baixo rácio aluno-professor oferece ampla oportunidade para que os alunos recebam atenção individual, que se revelou muito bem sucedida e é evidente na alta taxa de aprovação de alunos na VVIS.

Em toda a escola o I.C.T. está a assumir cada vez mais o papel de um meio de aprendizagem e de exercício para outras disciplinas, além de ser uma disciplina independente por direito próprio .